Início Gerais Segurança APÓS SERVIDORA CONFIRMAR COVID-19, FUNCIONÁRIOS E DETENTOS DO MAMBENGO SERÃO TESTADOS NESTA...

APÓS SERVIDORA CONFIRMAR COVID-19, FUNCIONÁRIOS E DETENTOS DO MAMBENGO SERÃO TESTADOS NESTA QUARTA (5)

Imagem: Carol Rodrigues / arquivo

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Após rumores de que funcionários do presídio de São João del-Rei teriam testado positivo para Covid-19 circularem nas redes sociais e relatos serem dados à equipe do Notícias Gerais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), confirmou que até a manhã desta quarta-feira (5), uma servidora do Mambengo havia sido infectada.

Ainda nesta quarta (5) todos os detentos e funcionários da instituição serão testados. “A servidora está assintomática e foi afastada de suas atividades. Ela trabalha na área administrativa e utilizou máscaras durante todos os atendimentos realizados”, afirma a Sejusp.

Em nota, a secretaria informou também que os funcionários e detentos com os quais a servidora teve contato foram afastados do trabalho e colocados em isolamento. Além disso, a ala foi desinfectada e todos servidores e demais detentos do local usam máscaras de forma preventiva.

Medidas de Prevenção

Para evitar a contaminação de novos presos, a Sejusp informa que foram criadas em Minas unidades de referência que servem como novas portas de entrada. Na prática, todas as pessoas presas em Minas Gerais estão sendo encaminhadas para uma unidade específica em cada região do estado e ficam, pelo menos, 15 dias em quarentena e observação. 

A secretaria informa que as visitas foram suspensas como formas de prevenção do contágio, mas que, mesmo assim, qualquer preso que apresente sintomas da covid-19,  é isolado imediatamente, passa pela realização de exames e, em caso de confirmação, é submetido ao tratamento seguindo protocolo da área da Saúde. “Em todas as unidades em que há presos com covid-19 confirmados, a desinfecção do ambiente também é imediata e todos os demais detentos passam a usar máscaras, de forma preventiva”, ressalta a Sejusp.

Para diminuir os risco de contágio entre os profissionais da área de segurança pública,  os servidores estão com as escalas de trabalho dilatadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui