Início Cultura APÓS CASO DE DEMOLIÇÃO EM ANTÔNIO CARLOS, ESTAÇÃO JOÃO AYRES SERÁ REVITALIZADA

APÓS CASO DE DEMOLIÇÃO EM ANTÔNIO CARLOS, ESTAÇÃO JOÃO AYRES SERÁ REVITALIZADA

Imagem: arquivo / Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Barbacena

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

A Estação João Ayres, que fica em Quilombinho, área rural de Antônio Carlos, passa por um processo de revitalização. O trabalho é realizado pela Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) e teve início depois da demolição de outra estação ferroviária no município.

O processo será de recuperação – e não restauração – devido ao alto custo, como conta o arquiteto da ARPA, Sérgio Ayres. Assim, parte da estrutura interna original precisará ser mudada para evitar danos, mas as características históricas e arquitetônicas principais serão mantidas.

Com a restauração, a Estação João Ayres fará parte de um circuito cultural, que irá integrar quatro estações localizadas em Barbacena, Antônio Carlos e Campolide. O objetivo é que atividades itinerantes percorram estes locais para contribuir para integrar a população aos espaços.

Antiga vista da Estação João Ayres.
(Imagem: arquivo / Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Barbacena)

“Como a (Estação) João Ayres tem grande apelo ciclístico, as pessoas vão lá para andar de bicicleta. Então estamos pensando em talvez fazer uns quiosques, uns pontos de apoio”, revela Sérgio Ayres, que está trabalhando voluntariamente no projeto junto com o arquiteto André Grossi.

Além disso, a estação está localizada em uma área rural, no distrito de Quilombinho, e fica perto de algumas escolas. Assim, outra proposta da ARPA é fazer também parcerias para levar os alunos até João Ayres.

A intenção principal do projeto é atrair a comunidade para estes locais, para que eles sejam reintegrados à vida cultural da região. “O ponto mais importante é a comunidade local, ela que vai ressignificar… que vai dar vida”, comenta Sérgio.

Na visão do arquiteto, as estações ferroviárias fazem parte da história do Brasil e devem ser preservadas como espaço de memória e identidade, principalmente para o povo mineiro.

Demolição da Estação Sá Fortes

A revitalização da Estação João Ayres foi motivada após a demolição de outra estação ferroviária, em Sá Fortes, distrito de Antônio Carlos. A ARPA lamentou a perda cultural e começou, então, o planejamento da reforma.

Para Sérgio Ayres, a demolição “pegou todo mundo de surpresa”. A ARPA entrou com uma ação no Ministério Público (MP) há cerca de duas semanas para investigar o caso.

 

O local que abrigava a Estação Doutor Sá Fortes, hoje e ontem.
(Foto 1: Najla Passos // Foto 2: Redes sociais)

De acordo com MRS Logística, a derrubada foi feita com o aval da Prefeitura do município. A concessionária administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo a linha férrea que passa por Antônio Carlos.

Agora, a Estação João Ayres está passando por processo de tombamento como patrimônio pela prefeitura da cidade, para evitar que também seja demolida. Segundo Sérgio Ayres, a ARPA espera que, com a ação no MP, uma multa seja destinada para ajudar na recuperação.

Imagem: arquivo / Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Barbacena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui