Início Gerais Cotidiano ALERTA COVID-19: HÁ UM LEITO DE UTI PARA CADA 12,6 MIL HABITANTES...

ALERTA COVID-19: HÁ UM LEITO DE UTI PARA CADA 12,6 MIL HABITANTES DA MACRORREGIÃO CENTRO SUL

Foto: reprodução

Najla Passos
Notícias Gerais

Com a interiorização da pandemia de Covid-19 e a aproximação do pico da doença em Minas Gerais, a falta de leitos hospitalares preocupa as autoridades públicas. Mesmo com os investimentos já realizados, a quantidade de vagas nos hospitais ainda é muito menor do que o necessário.

Conforme dados compilados pela Secretaria Executiva da Macrorregião Centro Sul de Saúde, os 51 municípios que a integram comportam uma população total de 760 mil habitantes, mas dispõem de apenas 62 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes com a Covid-19.

Isso significa um leito de UTI destinado a tratamento do novo coronavírus para cada 12,6 mil habitantes.

Estes leitos de UTI estão distribuídos em três das quatro cidades polo da Macrorregião: Barbacena (31), São João del-Rei (20) e Conselheiro Lafaiete (11). A quarta, Congonhas, não possui nenhum leito de UTI para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

MICRORREGIÕESDISPONÍVEISAMPLIAÇÃO POSSÍVEL
BARBACENA3124
CONGONHAS026
CONSELHEIRO LAFAIETE1117
SÃO JOÃO DEL-REI2016
TOTAL6283
Tabela de nº de leitos de UTI na Macrorregião Centro Sul de Saúde

Já os leitos clínicos, necessários para o tratamento dos pacientes de média complexidade, são 214. Ou seja, um leito para cada 3,6 mil habitantes. A maioria deles está concentrada na Microrregião de Barbacena (64). Em seguida, vem a Microrregião de São João del-Rei (61). A de Conselheiro Lafaiete tem 54 e a de Congonhas, 35.

MICRORREGIÕESDISPONÍVEISAMPLIAÇÃO POSSÍVEL
BARBACENA6442
CONGONHAS3543
CONSELHEIRO LAFAIETE5434
SÃO JOÃO DEL-REI6115
TOTAL214134
Tabela de nº de leitos clínicos na Macrorregião Centro Sul de Saúde

Baixa capacidade de expansão

Para agravar ainda mais o quadro, a capacidade de expansão de leitos nos municípios da Macrorregião Centro Sul de Saúde também é baixa. Em relação aos leitos clínicos, que hoje somam 214, a expectativa é que a rede de saúde consiga criar somente mais 134 vagas.

No caso dos leitos de UTI, a situação é menos grave: há capacidade de mais do que dobrar o número atual: além dos 62 já em operação, é possível criar mais 83, segundo os dados disponibilizados pelas redes de saúde dos municípios polos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui