Início Gerais Brasil ADIAMENTO DO ENEM É TEMA DE LIVE NESTA QUINTA (21)

ADIAMENTO DO ENEM É TEMA DE LIVE NESTA QUINTA (21)

Imagens: ubes.org.br / reprodução

Redação
Notícias Gerais
*

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de São João del-Rei (Adufsj) e o Sindicato dos Servidores da UFSJ (Sinds UFSJ) vão realizar – nesta quinta (21), às 19h30 – uma live especial para tratar sobre o tema que tem deixado muitos estudantes ainda mais ansiosos durante a pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo que adquire adeptos nas mídias sociais: o pedido de suspensão da edição 2020 da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Até então, a realização da versão impressa da prova está prevista para ocorrer nos dias 1 e 8/11, enquanto a versão digital, novidade deste ano, nos dias 22 e 29 de novembro. No entanto, o #AdiaENEM pede a mudança da data do exame, visto a dificuldade de acesso à internet por parte dos estudantes candidatos, além de disparidades do ensino entre os escolas públicas, que suspenderam as aulas, e privadas, que mantiveram o ensino na modalidade à distância.

“Para além do objetivo específico e imediato que é o adiamento do ENEM 2020, (o movimento #AdiaENEM) tem oportunizado um amplo debate sobre a democratização do acesso a uma educação superior gratuita e de qualidade, sobretudo para uma significativa parcela dos jovens das classes mais populares que pretende ingressar numa universidade pública”, comenta o técnico-administrativo em assuntos educacionais, Márcio Eugênio Silva Moreira, que vai participar da transmissão ao vivo. “[…] É o momento de os estudantes se juntarem às lutas populares e engrossarem as fileira dos que lutam por um país verdadeiramente mais justo para todos”, defende.

Além de Márcio, o deputado federal Rogério Correia (PT) e a graduada em Filosofia Maria Clara Silva de Souza também vão conversar sobre o tema. Correia atua, principalmente, com pautas ligadas aos movimentos sociais e sindicais e que valorizem a educação. Já Souza faz parte do Núcleo Pedagógico do Cursinho Popular Edson Luís.

Imagem: divulgação

“Na live, explicaremos o assunto e apresentaremos as principais causas de nossa defesa do adiamento do Enem”, expõe Maria Clara, que ainda critica a divulgação oficial do Exame: “a propaganda do Ministério da Educação nas grandes mídias a favor do não adiamento do Enem silencia as diversas contradições e desigualdades de nosso sistema social e educacional. Essas desigualdades afetam grande parte da população que pode estar em dúvidas em relação à este tema”.

Para a educadora, “assistindo a transmissão, os espectadores têm a oportunidade de refletir a respeito de outros aspectos da questão, que não são levados em conta na campanha do governo federal”.

Quem quiser acompanhar o bate-papo on-line deve acessar as mídias do Sinds UFSJ ou da Adufsj. A jornalista e diretora-executiva do Notícias Gerais, Najla Passos, vai mediar o encontro.

Senado vota adiamento do Exame nesta terça (19)

O Projeto de Lei 1.277/2020, que suspende instantaneamente a aplicação de provas e exames, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em casos de calamidade pública decretados pelo Congresso Nacional, está na pauta de votação do Senado nesta terça (19). O PL foi apresentado pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB).

Em entrevista à Agência Senado, ela disse que manter as provas aprofunda as desigualdades, porque muitos estudantes não têm acesso à internet ou a equipamentos adequados para assistirem aulas.

“Estou super feliz por poder ser a voz desses estudantes, que não têm condições de competir de igual para igual e dentro de uma justiça social. Obrigar alunos sem acesso a aulas, livros e professores a fazer uma prova importante como essa é aprofundar a injustiça social. Nosso intuito não é criticar quem tem condições, mas proporcionar justiça para quem não tem”, avalia.

Ministro da Educação anuncia consulta aos inscritos sobre mudança da data da prova

Ainda na tarde desta terça (19), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez uma publicação em seu perfil no Twitter anunciando que o governo irá fazer uma consulta aos inscritos no ENEM sobre uma possível mudança da data da prova.

Segundo Weintraub, essa pesquisa de opinião ocorrerá na última semana de junho, por meio da “Página do Participante”, disponível para os candidatos. “Vamos manter a data? Adiar por 30 dias? Suspender até o fim da pandemia”, questionou o ministro.

UFSJ e outras instituições também são a favor da suspensão do ENEM

Também nesta terça (18), a nova reitoria da UFSJ divulgou uma nota defendendo a suspensão do ENEM. A decisão foi tomada em conjunto com outras 18 instituições de ensino de Minas Gerais, por meio do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior (Foripes).

O reitor Marcelo Pereira de Andrade disse que a decisão se deve ao fato de que, por conta da pandemia e da quarentena, muitos alunos ficaram sem aulas, o que pode prejudicá-los na realização das provas. “Não podemos negar que esse é um momento muito esperado pelos jovens que têm o sonho de ingressar numa universidade pública como a nossa.” Com as aulas suspensas, os conteúdos ficaram prejudicados – o acesso à internet não é universalizado para aulas a distância, o que agrava ainda mais as desigualdades da concorrência, em especial na universidade pública.

Reitores de outras instituições, como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) assinaram a nota do Foripes.

* Com informações da Agência Senado e da Assessoria de Comunicação da UFSJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui