Início Vídeos BARBACENA INAUGURA 20 LEITOS DE UTI PARA PACIENTES COM COVID-19; PREFEITO ADMITE...

BARBACENA INAUGURA 20 LEITOS DE UTI PARA PACIENTES COM COVID-19; PREFEITO ADMITE QUE SÃO NECESSÁRIOS 75

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Na manhã de terça (7), a Prefeitura Municipal de Barbacena inaugurou, por meio de uma solenidade remota, 20 novos leitos de UTI para tratamento de pessoas infectadas com o novo coronavírus.

O prefeito Luiz Álvaro Campos ressaltou que o setor de saúde da cidade atende, hoje, cerca de 250 mil pessoas de Barbacena e região, e que seriam necessários 75 leitos de UTI, o que corresponde a 3% da quantidade de habitantes. Segundo ele, a entrega destes 20 leitos é apenas “um primeiro passo”.

Luiz Álvaro explicou que a solenidade remota para entrega dos equipamentos foi feita para cumprir as orientações do Ministério da Saúde de isolamento e distanciamento social, e também para tranquilizar a população. “Tranquilizar não no sentido de que está tudo bem e que todo mundo pode ir para rua”, destacou. 

Campos ressaltou a importância de duas frentes de combate ao coronavírus. “A situação mais importante para combater a epidemia é o isolamento social. Depois de infectado, a segunda alternativa principal é ter os respiradores e os leitos de CTI para recuperação do paciente”, afirmou.

“Nesse momento de aceleração, onde são registrados muitos novos casos da doença, é muito importante manter o isolamento social e adotar o uso de máscaras universalmente e não só por profissionais da saúde”

Hebert Fernandes, infectologista

Mais leitos

A previsão é de que cinco novos leitos de UTI sejam adquiridos para o Hospital Ibiapaba. A secretária municipal de Saúde, Marcilene Araújo, informou também que no Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena (Imap) os leitos particulares de saúde suplementar foram destinados ao atendimento de pacientes do SUS. Esses são dez para adultos e 16 leitos de retaguarda clínica.

Quem também participou da solenidade foi o infectologista Hebert Fernandes, que ressaltou  importância do cumprimento das recomendações do Ministério da Saúde. “Nesse momento de aceleração, onde são registrados muitos novos casos da doença, é muito importante manter o isolamento social e adotar o uso de máscaras universalmente e não só por profissionais da saúde”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui