Início Cultura Agenda LISTA: 10 FILMES PARA VOCÊ APROVEITAR O DIA DO CINEMA BRASILEIRO

LISTA: 10 FILMES PARA VOCÊ APROVEITAR O DIA DO CINEMA BRASILEIRO

Rhayssa Souza
Especial para o Notícias Gerais

Hoje comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida para homenagear o dia em que o primeiro cinegrafista e diretor do país, Afonso Segreto, registrou as primeiras imagens em movimento no Brasil, em 1898.

De lá pra cá, o Brasil produziu inúmeras obras aclamadas e premiadas, e ainda, sete produções totalmente brasileiras que foram indicadas a diversas categorias do Oscar.

A sétima arte é uma das muitas vertentes culturais no país. Por isso, o Notícias Gerais preparou uma lista de dez filmes que representam o cinema brasileiro.

Confira as dicas e aproveite o período de isolamento social para fazer uma ótima sessão em casa.

1 – Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)

O filme de gênero drama é dirigido por Glauber Rocha. Considerado um dos grandes marcos do cinema novo, movimento cinematográfico brasileiro que dá ênfase à questões sociais e ao intelectualismo, o filme conta a história de Manoel  e sua mulher Rosa.

O casal leva uma vida sofrida no interior do país, em uma terra desolada e marcada pela seca. Estrelada por Geraldo del Rey e Yoná Magalhães, a obra entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) em 2015.

2 – Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980)

A obra de Héctor Babenco retrata a história de Pixote, menino que é recrutado para o mundo do crime para realizar assaltos e transportar drogas. O filme apresenta Fernando Ramos da Silva (morto posteriormente aos dezenove anos de idade por agentes da Polícia Militar de São Paulo) como o personagem-título e tem a participação de Marília Pêra, que interpreta a prostituta Sueli.

A obra é um relato documental da realidade nas ruas de São Paulo, onde diversas crianças têm sua inocência retirada ao entrarem em contato com o mundo do crime, da prostituição e da violência. 

3 – Central do Brasil (1998)

O filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro conta a história de Dora, ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Ela conhece Josué, filho de uma de suas clientes que fica sozinho após a morte da mãe.

Dora, então, tenta ajudar o menino a encontrar o pai que ele nunca conheceu. A obra é dirigida por Walter Salles. Fernanda Montenegro e Matheus Nachtergaele fazem parte do elenco.

4 – Cidade de Deus (2002)

A obra é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Paulo Lins, e dirigida por Fernando Meirelles. Passado nos anos 1970, o filme conta a história pelo ponto de vista de Buscapé, morador de uma favela do Rio de Janeiro que, em 1980, se tornou um dos lugares mais perigosos da cidade.

O jovem fotógrafo registra o cotidiano violento do lugar, enquanto Zé Pequeno, ambicioso traficante, usa as fotos de Buscapé para provar seu poder. Cidade de Deus é considerado um dos filmes brasileiros mais importantes de todos os tempos e seu elenco conta com Alexandre Rodrigues, Alice Braga e Seu Jorge. 

5 – Carandiru (2003)

Baseado no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella, o filme dirigido por Héctor Babenco conta algumas das histórias dos detentos do presídio, que foi a maior prisão da América Latina.

A história do filme culmina com o massacre de 1992 ocorrido no local, no qual 111 prisioneiros foram mortos, 102 pela polícia. A obra tem a participação de Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos e Wagner Moura.

6 – O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

O drama dirigido por Cao Hamburguer foi escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil no Oscar de 2008, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A obra mostra a história de Mauro, que precisa ficar aos cuidados de seu vizinho judeu, Shlomo, quando seus pais fazem uma viagem inesperada.

Retratando as marcas da ditadura brasileira na vida familiar, o filme é estrelado por Michel Joelsas e tem a participação de Caio Blat. 

7 – O menino e o mundo (2013)

A animação dirigida por Alê Abreu conta a história de Cuca, um menino que mora com seus pais em uma pequena cidade no interior de seu mítico país. Após ver seu pai partindo em busca de trabalho na desconhecida capital, o menino deixa sua aldeia e vai em busca do pai, descobrindo uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. O filme foi um dos cinco indicados ao Oscar de melhor filme de animação na edição de 2016. 

8 – Que horas ela volta? (2015)

Protagonizado por Regina Casé e dirigido por Anna Muylaert, o filme retrata os conflitos de Val, uma empregada doméstica, com seus patrões, quando sua filha Jéssica decide ir para a capital prestar vestibular.

Em 2015 a obra foi eleita o melhor filme do ano e entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

9 – Paraíso Perdido (2018)

O filme dirigido por Monique Gardenberg retrata a história de um clube noturno gerenciado por José e movimentado pelas apresentações musicais de seus herdeiros. O policial Odair se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento Ímã, neto de José e alvo frequente de homofóbicos.

A obra conquistou a categoria Melhor Trilha Sonora no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o elenco é formado por nomes como Júlio Andrade, Erasmo Carlos e Humberto Carrão.

10 – Bacurau (2019)

O filme de Kleber Mendonça Filho conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019. A obra se passa num futuro próximo na cidade de Bacurau, no oeste de Pernambuco. Os moradores do pequeno povoado situado no sertão brasileiro percebem, pouco a pouco, que estão sendo atacados e decidem criar coletivamente um meio de defesa. O elenco tem a participação de grandes nomes como Sônia Braga, Bárbara Colen e Silvero Pereira. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui